Notícias

Tempo de férias chegando! Dicas de contabilidade que toda empresa de hotéis ou pousadas precisa saber

6 de dezembro de 2019

As férias estão chegando e o mercado brasileiro de hotelaria fica ainda mais movimentado, gerando diversas oportunidades de negócios. O setor não para de crescer, o que possibilita outros investimentos. Porém, muitas empresas ainda têm esbarrado em algumas dificuldades, principalmente no que se refere a contabilidade hoteleira.

A contabilidade é uma das principais ferramenta para se investir em qualquer tipo negócio. E quando tratamos do mercado hoteleiro não é diferente.

O ramo de hotelaria continua com um forte crescimento no país, aumentando a procura e, consequentemente, a concorrência. Sendo assim, a empresa precisa de diferenciais não apenas no serviço oferecido, mas também na gestão, inclusive a contábil.

Realizar a contabilidade de forma efetiva, gerindo os gastos do estabelecimento pode propiciar muitas vantagens. É planejar melhor, sabendo onde e como investir os lucros.

Confira 5 dicas para realizar uma melhor gestão contábil de um hotel ou pousada:

Construa e execute um planejamento objetivo

Elabore um planejamento que tenha objetivos nítidos. É importante ter sempre em mente o que é prioridade e, desta
forma é possível pensar em suas metas.

Analisando suas condições é possível alcançar os objetivos de curto, médio e longo prazo, suprindo demandas básicas e sabendo exatamente os valores disponíveis para investimentos.

Um bom controle de fluxo de caixa é fundamental

Esse é um dos principais desafios da gestão contábil. É importantíssimo saber quanto dinheiro sai e quanto dinheiro entra diariamente.

Os dados precisam estar organizados e de fácil acompanhamento. Assim, será muito mais fácil prever quanto haverá de lucro e em quais momentos será necessário ter mais gastos.

Organize as datas e pagamentos

É importante possuir um calendário em que as datas de pagamentos estejam listadas. Assim se evita esquecer de despesas importantes como impostos, folha de pagamento e fornecedores.

Quanto mais detalhado for o calendário, com todos os pagamentos dos próximos meses, mais fácil será manter em dia as contas.

Um software de gestão pode ser de grande auxílio

A tecnologia faz parte de todos os contextos do ramo empresarial, na contabilidade também. Existem diversos softwares de gestão que oferecerão mais praticidade e automação de processos. A vantagem é poder perceber problemas rapidamente e conseguir contorná-los da melhor maneira possível.

Contrate uma empresa de contabilidade

Nem todo gestor tem disponibilidade e o conhecimento necessário para gerir as contas do estabelecimento. Neste caso, a melhor saída é contratar uma empresa de contabilidade que possa cuidar deste setor, desempenhando um trabalho profissional e de qualidade.

Rua Uruguai, 327 / 7º andar
90010-140 - Centro - Porto Alegre-RS

Fone/Fax: 3228.8609 / 3226.9175
contaserv@contaservcontabilidade.com.br