Notícias

Por que é importante ter um certificado digital?

12 de agosto de 2019

O certificado digital garante segurança e integridade dos dados na emissão da sua nota fiscal eletrônica. Nem todas as prefeituras exigem certificado digital, mas é obrigatório em grande parte dos municípios.

Mas afinal, para que serve o certificado digital?
Além de um mecanismo de identificação, o certificado é utilizado como uma assinatura, tem validade jurídica e fiscal. Na emissão de uma nota fiscal, ao verificar o conteúdo do documento, o certificado digital assina e retorna um código com a validação único e específico. Com o certificado digital existe também a possibilidade de ​assinar contratos online. Eliminando a necessidade de transporte e envio de documentos.

Quem pode obter o certificado digital?
Pensando na segurança de todos, o certificado digital está disponível tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Basta ter acesso à internet.

Para pessoa jurídica que emite nota fiscal eletrônica é exigido o uso do certificado digital. Empresas que estão inscritas no tipo de regime tributário de lucro real ou presumido também precisam desse certificado.

As pessoas físicas não tem obrigatoriedade de fazer uso da identidade digital. Seu uso é mais comum entre pessoas que têm costume de fazer transações de forma online.

Como fazer o seu certificado digital?
A primeira coisa que deve ser feita para conseguir o seu certificado, é escolher uma autoridade certificadora. Ela funciona como um cartório, mas digital. Esse processo pode ser feito tanto por pessoa física como pessoa jurídica.

A autoridade certificadora que você escolher ficará responsável por passar informações como: preço, documentos necessários e onde você receberá seu certificado.

Rua Uruguai, 327 / 7º andar
90010-140 - Centro - Porto Alegre-RS

Fone/Fax: 3228.8609 / 3226.9175
contaserv@contaservcontabilidade.com.br